Durante sua conferência com investidores relacionada a sua performance do último ano fiscal, a Nintendo discutiu um pouco de seus planos para seu futuro no mercado mobile, declarando que deve lançar até 5 games para smartphones até março de 2017.
De acordo com o presidente da empresa, Satoru Iwata, o primeiro jogo desenvolvido pela Nintendo, em colaboração com a publisher DeNA, para estas plataformas só deverá sair no final deste ano, e que estão selecionando cuidadosamente as franquias que terão títulos no mercado mobile.
"Já que o negócio de jogos em dispositivos mobile já é extremamente competitivo, mesmo com propriedades intelectuais muito populares, as chances de sucesso são baixas se consumidores não puderem apreciar a qualidade de um game", disse. "Além disso, se simplesmente fossemos portar software que já tem um histórico em um sistema dedicado a games, ele não se encaixaria na jogabilidade destes dispositivos, e os modelos de negócio apropriados são diferentes entre os dois, então não anteciparíamos um grande resultado".
"Se não tivermos foco em alcançar um resultado significativo, não há sentido em nem começar a fazer isso. Desta forma, vamos selecionar cuidadosamente propriedades intelectuais e títulos apropriados para nosso lançamento em dispositivos móveis".
Iwata também procurou acalmar investidores que consideram este número de títulos baixo para esta janela de desenvolvimento.
"Vocês podem achar que este é um número baixo, mas quando nosso objetivo é tornar cada jogo um sucesso, e porque queremos operar cuidadosamente cada um deles por um bom tempo após seus lançamentos, este não é um número pequeno e deve demonstrar nosso sério compromisso com o mercado de jogos mobile".
Em entrevista com o jornal japonês Sankei, Iwata declarou que a divisão de jogos mobile está sendo chefiada por um produtor da série "Mario Kart". Embora o executivo não tenha dito o nome deste funcionário, é provável que esteja se referindo a Hideki Konno, que produz a popular franquia de corrida desde "Mario Kart DS".
Nova aposta
Em março, a Nintendo anunciou que, em parceria com a publisher de games mobile DeNA, levaria suas marcas e franquias para o mercado de celulares e tablets, após anos de resistência por parte do alto escalão e da empresa, incluindo o próprio Satoru Iwata.
A empresa também planeja uma nova plataforma, conhecida apenas como NX, que ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento.
Além disso, a Nintendo está desenvolvendo um novo sistema de contas, substituindo o Nintendo Club, que servirá como ponte para os diversos dispositivos da empresa, plataformas mobile, e PC.