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sexta-feira, 6 de março de 2015

The Order: 1886 – Vale a pena?


The Order: 1886 chegou ao PlayStation 4 carregando o fardo de ser um dos principais exclusivos de 2015. O título foi desenvolvido pela Ready at Dawn em parceria com a Santa Mônica Studios e desde sua primeira aparição gerou enormes expectativas pelas ambiciosas promessas. Será que o estúdio atingiu os objetivos? O game realmente vale a pena? Isso você confere agora em nossa análise.
Desde o princípio, a Ready at Dawn fez questão de ressaltar que o game seria uma experiência cinematográfica, inovadora e fortemente ligada a um enredo rico em detalhes. A partir disso, o desenvolvimento da obra foi norteado por estes princípios e isto pode ser observado já pelo formato da tela. O game tenta se aproximar das películas de cinema inserindo bordas superiores e inferiores e, no início da jogatina, isso parece um pouco estranho, mas os olhos rapidamente se acostumam à novidade.
Diálogos, longas cut-scenes e um visual estupendo também servem como amostra para reforçar que o estúdio foi fiel aos seus princípios.
Acredito que você, caro leitor, abriu esta análise com um pouco de receio e certamente influênciado pelas pesadas críticas que o título recebeu ao longo das últimas semanas. Se este for o caso, pedimos que você abra as portas de sua mente e venha conosco abordar e avaliar com um pouco mais de frieza a obra.

Enredo

Prefácio

Durante os séculos XVII e XVIII, alguns humanos começaram a sofrer um tipo de mutação. Muitos foram, de alguma maneira, atingidos por este surto e com isso iniciou-se uma guerra entre as pessoas saudáveis e os modificados – chamados de mestiços.
Os humanos eram liderados por ninguém menos que o Rei Arthur em companhia dos cavaleiros da Távola Redonda. Arthur por muito tempo se viu em desvantagem de força, apesar da superioridade numérica. A guerra estava sendo perdida quando o Rei encontrou um misterioso líquido que continha poderes regenerativos. Chamado de Blackwater, o elixir possibilitou que a Ordem equilibrasse os combates e conquistasse algumas vitórias.

A era Vitoriana

O game se passa no mesmo período da Revolução Industrial (Séc. XIX), no entanto os avanços econômicos e tecnológicos de The Order: 1886 são muito diferentes da história que conhecemos. Máquinas voadores, tecnologias futuristas, comunicação sem fios e diversos outros recursos estarão fortemente presentes no título.
As engenhocas e equipamentos são de responsabilidade de Nikola Tesla, um importante inventor da época. Tesla, a princípio, contribui cientifica e tecnologicamente com seus conhecimentos em engenharia, mas com o desenrolar da trama o personagem recebe um papel de destaque.
O título explora uma Londres alternativa, muito ao estilo Steampunk. Um mundo composto de máquinas, robôs e muita ficção científica. Filmes e animes como: Van Helsing, A Liga Extraordinária e Full Metal Alchemist já exploraram esta temática.
Neste ambiente, a Ordem, uma entidade militar de elite diretamente descendente dos cavaleiros de Arthur ainda combate os mestiços. Contudo, os cavaleiros devem cuidar de outros assuntos também complexos.
O game coloca o jogador no papel de Sir Gallahad, um dos mais respeitados cavaleiros da Ordem. Gallahad é acompanhado por Sir Percival, Lady Igraine e o Marquês de Lafayette. Todos eles são pessoas que tentam zelar pela soberania e integridade do Reino, entretanto uma revolução ameaça dissolver a sociedade e uma guerra civil deve ser evitada a qualquer a custo. Além disso, os mutantes são uma ameaça constante.
The Order 1886
A narrativa se mostra como uma premissa muito interessante e é neste ponto que o game apresenta sua maior controversa. Durante o gameplay, vários são os momentos onde o jogador assiste a vários minutos de cut-scenesquicktime events, diálogos tediosos, vagos e pouco explicativos. Existem capítulos inteiros onde nada acontece, forçando o player a somente assistir sem nenhuma ação ou interação. Este tipo de abordagem é muito frustrante para aqueles que esperavam uma experiência um pouco mais interativa.
Apesar da história nos colocar em um ambiente extremamente interessante, a Ready at Down cuidou para que o jogador, na maior parte do jogo, fosse um mero expectador. O sistema de exploração também contribui de forma significativa para o sentimento de impotência do jogador. Os cenários, apesar de belos, não tem muitas possibilidades de exploração. As opções resumem-se apenas a analisar fotos e coletar arquivos de áudio, nada além disso.
The Order: 1886 é um game 100% linear. Não possui caminhos alternativos, escolhas e a tomada de decisões está longe dos domínios do jogador. Como exposto, a trama se desenrola de forma lenta, quase arrastada, o que contribui para afastar os mais sedentos por ação.

Visual

The Order: 1886 se destaca em seu visual. Cenários, personagens, armas, ambientes etc são incrivelmente detalhados. Podemos afirmar, sem medo de errar, que trata-se de um dos jogos mais bonitos de todos os tempos.
Não são raras as vezes onde ficamos simplesmente contemplando o espetáculo visual. Os personagens principais são muito fiéis aos seres humanos reais. A Ready at Dawn realmente produziu um verdadeiro jogo de nova geração.
The Order 1886
A Ordem é aquele jogo que você coloca como exibição em sua casa para impressionar as pessoas e mostrar a elas o quanto os video games evoluíram nos últimos anos.
Outro aspecto importante é qualidade técnica do título. Não existe delay de renderização, sendo que é praticamente impossível diferenciar uma cena de computação gráfica com um gameplay. Além disso, o game é perfeito do ponto de vista técnico. Não encontramos bugs, nem personagens atravessando paredes, falhas, ou queda na taxa de quadros por segundo. Em uma geração marcada por problemas, a Ready at Dawn mostrou que é possível criar um jogo sem os gigantescos pacotes de correções.

Jogabilidade

The Order é um jogo de tiro em terceira pessoa simples. Os comandos respondem de forma excelente e sem transtornos. A curva de aprendizado é bastante curta e não exige muitas habilidades do jogador. O sistema de cobertura também é eficiente e atende bem as necessidades.
Durante o gameplay é possível andar, andar em um passo mais acelerado e correr. Entretanto, o jogador não tem total controle sobre suas ações. Em determinados momentos só é possível andar, o que torna o passar do tempo bastante lento. Além disso, Gallahad também pode se pendurar, realizar saltos mas, assim como dito anteriormente, estes movimentos só estão disponíveis em partes específicas, onde o jogo obriga o jogador a realizá-los.
The Order 1886 Cover
Outro ponto de destaque são os quicktime events. Eles são partes constantes do jogo e fazem parte da experiência do enredo. Em determinados momentos o jogador deve apertar um botão, seja para finalizar um inimigo, completar uma ação ou para prosseguir adiante. Não existe nenhum problema técnico nestes momentos, todavia eles são muitos repetitivos e acabam por quebrar o clima do jogo.
Seguindo neste sentido, podemos dizer que o gameplay as vezes pode ser “esticado” mas, em alguns casos, o jogador não tem a sensação de “jogar” o game de fato.
Até as esperadas batalhas contras os lobisomens são inteiramente moldadas em “aperte um botão na hora certa”. Este fato acabou por ser o grande desapontamento da obra, uma vez que o próprio estúdio havia ressaltado que os combates com estes “seres” seria impressionante.
Apesar do ritmo mais cadenciado, em certas partes o game mostra-se bastante intenso com muitos tiroteios, explosões  e inimigos. São estes momentos que mostram o verdadeiro potencial do título. Mesmo que a variação de inimigos seja quase nula, é possível se divertir e experimentar uma boa variação de armas.

Som

Outro capricho da Ready at Dawn é a parte sonora do game. Durante a jogatina as músicas se fazem presente de forma magistral. Em partes mais aceleradas, a orquestra trata de propiciar todo um clima de tensão. Já nas partes mais tranquilas os passos e o caminhar dos personagens são ecoados pelos cenários criando a sensação de “exploração”.
A versão nacional do título é totalmente dublada para o PT-BR. De uma forma geral, o trabalho foi bem executado e as vozes combinam com os personagens. Contudo, a localização não sai ilesa de problemas. Em alguns momentos as vozes ficam totalmente dessincronizadas com as cenas mostradas na tela. Além disso, por vezes a tradução não faz muito sentido com aquilo que é visto na versão em inglês. Estes problemas não chegam a atrapalhar, mas podem irritar os mais exigentes.

Considerações Finais

Ao contrário do foi ventilado em alguns locais, The Order: 1886 não pode ser finalizado em menos de 5 horas. O tempo total de gameplay varia entre 7h a 9h de duração, mas no final das contas, o tempo de jogo não foi o grande problema do título. Podemos afirmar que a maneira como as ações se desenrolaram são os fatores que contribuíram para que o game fosse recebido de forma negativa pelo críticos. Todavia, devemos novamente refletir sobre a proposta inicial do estúdio.
Desde o início, a Ready at Dawn deixou claro que o game seria uma obra com viés cinematográfico e isso de fato foi cumprido. O game apresenta um enredo forte, carregado de cut-scenes e cheio de mistérios, mas esta escolha tem um custo: Após o fim do gameplay o jogador não encontra nenhum motivo para voltar a experimentar o título, uma vez que a exploração é limitada, não existe multiplayer e o enredo é linear. Fica aquele gostinho de “quero mais”.
The Order: 1886 certamente será transformado em uma franquia e este foi apenas o primeiro capítulo. Espera-se que a Ready at Dawn concentre esforços em criar um gameplay mais imersivo, dinâmico e variado. Qualidade técnica já foi provado que o estúdio tem de sobra, resta trabalhar melhor em outras áreas.

Sony vai investir mais em jogos Free-to-Play


Você é daqueles que não se simpatizam com os jogos chamados de free-to-play? Se este for o seu caso, segure-se! A Sony planeja investir cada vez mais neste segmento e os próximos anos vão marcar a chegada de vários jogos neste estilo.
De acordo com a Sarah Thompson, executiva de contas,  a Sony planeja obter grande parte de suas receitas através dos jogos free-to-play e os investimentos só vão aumentar.
Thompson reforça:
Nós realmente estamos olhando para isso como uma parte significativa do nosso negócio. Eu acho que vai ser realmente um grande pedaço de nossas receitas nos próximos anos; E ela (receita) já está crescendo a taxas surpreendentes.
A declaração da executiva vai exatamente de encontro ao já praticado pela companhia. Basta acessar à PSN e verificar que muitos jogos podem ser baixados gratuitamente. Loadout, Warframe, War Thunder, etc são exemplos de jogos que contam com parte do gameplay gratuito, mas muitos dos recursos são desbloqueados através de micro-transações.
Outros grandes estúdios como a Capcom já enxergam potencial neste segmento e estão começando a trabalhar nesta linha. Deep Down é um exemplo que também vai ser free-to-play.

Novidades sobre o Heists e novos modos de jogo de GTA V


O aguardado modo Heists de GTA V vai chegar gratuitamente no próximo dia 10 de Março além dele, a Rockstar Games anunciou mais algumas novidades para o título.

Novos modos

Os novos modos vão trazer desafios competitivos para o GTA V Online. Os Adversary Modes, como são chamados, serão liberados de acordo com o progresso dos jogadores.

Come Out to Play

Uma equipe de corredores irá se degladiar com uma outra equipe de caçadores. Os corredores terão a seu dispor uma grande quantidade de armas, contudo sua movimentação será restrita a somente correr ou andar a pé, enquanto que os adversários (caçadores) poderão utilizar motos e ATVs, mas seu arsenal de armas é limitado.
O sistema de vidas também será diferenciado: Os corredores terão somente uma única vida, já os caçadores, desde que estejam montados nos veículos, terão vidas ilimitadas.

Siege Mentality

Duas equipes (atacantes e defensores) vão combater ferozmente. Os atacantes tem vidas ilimitadas, mas suas armas são poucas, enquanto que os defensores tem armas melhores e poucas vidas.

Hasta La Vista

Trata-se de mais uma das maluquices de GTA. Um grupo de jogadores assume o controle de Truckers e outro bicicletas. O objetivo dos motoristas é evitar que os ciclistas cheguem ao posto de controle final. Previsão de atropelamentos épicos.

Daily Objectives

São objetivos diários aleatórios. Cada dia oferece três “trabalhos” diferentes, sendo que alguns deles podem render altas cifras e alguns bônus.

Novo trailer do Heists

Além destas novidades, a Rockstar disponibilizou um novo trailer do modo Heists. Trata-se de um pequeno teaser que serve mais para criar um hype do que para mostrar novidades. De qualquer forma, vale a pena conferir:

Sony anuncia belíssima edição do PS4 inspirada em MGS V


A Konami e a Sony anunciaram uma edição especial do PlayStation 4 estilizada na temática de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Infelizmente a versão especial estará disponível somente para os asiáticos.




Confira as imagens desta belíssima edição:
De acordo com a Konami, as cores do aparelho são inspiradas no braço biônico de Snake enquanto o Dual Shock 4 possui cores baseadas nas armas do personagem.

Promoções da Semana na PSN (03/03 a 10/03)


Esta rolando nesta semana a Spring Fever, uma promoção na PlayStation Store que concede descontos em diversos jogos indies, séries famosas e filmes. A cada semana a lista será alterada e outros jogos entram em promoção.
Confira a lista de jogos e o percentual de desconto:
Data de lançamentoJogo(plataforma)Desconto da semana de lançamento para PS Plus
3/3
(3/3 até 9/3)
HELLDIVERS
(PS4 / PS3 / PS Vita)
10%
10/3
(10/3 até 16/3)
Hotline Miami 2: Wrong Number
(PS4 / PS3 / PS Vita)
10%
17/3
(17/3 até 23/3)
Jamestown+
(PS4)
10%
24/3
(24/3 até 30/3)
Metal Slug 3
(PS4 / PS3 / PS Vita)
10%
31/3
(31/3 até 6/3)
Axiom Verge
(PS4)
10%
7/4
(7/4 até 13/4)
Bastion
(PS4)
10%
14/4
(14/4 até 20/4)
Titan Souls
(PS4 / PS Vita)
10%
21/4
(21/4 até 27/4)
Shovel Knight
(PS4 / PS3 / PS Vita)
10%
A série LEGO é o destaque da semana:
Data de lançamentoJogo(plataforma)Desconto
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO Batman 3(PS4 / PS3)30%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO Harry Potter 5-7(PS3)75%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO Lord of the Rings(PS3)75%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO Marvel Super Heroes(PS4 / PS3)60%
3/3
(3/3 até 10/3)
The LEGO Movie Videogame(PS4 / PS3)40%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO The Hobbit(PS4 / PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO® Batman™ 3: Beyond Gotham Season Pass(PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO® Marvel™ Super Heroes: Super Pack(PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
The LEGO® Movie Videogame:Wild West Pack(PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO® Batman™ 3: Beyond Gotham Arrow Pack(PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO® Batman™ 3: Beyond Gotham Man of Steel Pack(PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO® Batman™ 3: Beyond Gotham Dark Knight Pack(PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO® Batman™ 3: BeyondGotham 75th Anniversary Pack(PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO® Harry Potter™: Years 5-7 10 Character Pack(PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO® The Lord of the Rings™ Weapons and Magical Items Pack(PS3)50%
3/3
(3/3 até 10/3)
LEGO® Batman™ 3: Beyond Gotham Season Pass(PS4)50%
Confira quais serão as próximas franquias a entrarem na lista. Reforçando que cada semana os jogos são trocados, portanto continue acessando ao Meu PS4 para saber as novidades:
SemanaFranquiaFranquia de Filme (Apenas MX/BR)
3/3 até 9/9LEGOThe Hobbit
17/3 até 23/3Assassin’s CreedTransformers
24/3 até 30/3God of WarSpider-Man
31/3 até 6/4BatmanBatman
7/4 até 13/4Dragon AgeLEGO
14/4 até 20/4Grand Theft AutoPlanet of the Apes
21/4 até 27/4Call of DutyBourne

Rock Band 4 é anunciado para PlayStation 4


A Harmonix confirmou hoje (05/03/2015) que está trabalhando em Rock Band 4 para PlayStation 4 e XOne. A obra vai contar com as 2.168 músicas dos jogos anteriores, novas músicas (ainda não confirmadas) e novos instrumentos desenvolvidos exclusivamente para “nova geração”.
O jogo será lançado ainda em 2015 com um novo motor gráfico e um visual totalmente renovado, mas datas oficiais ainda não foram reveladas pelo estúdio.
Rock Band 4 terá suporte aos periféricos antigos mas, como exposto no início, novos instrumentos estão sendo desenvolvidos para utilizar todos os recursos dos consoles de 8º geração.
O estúdio também aproveitou para revelar um vídeo com algumas cenas de bastidores do desenvolvimento do game:

Mais detalhes do game serão dados em Maio. Por hora, você pode conferir as primeiras imagens dos novos instrumentos que irão incrementar a diversão proporcionada pelo game:



PlayStation 4 atinge 20 milhões de unidades vendidas


A Sony anunciou mais um marco de vendas do PlayStation 4. Até o momento, foram vendidas mais de 20 milhões de unidades do console. Os números, mais uma vez foram comemorados por todos.
Andrew House, CEO da SCE deu a seguinte declaração:
Estamos muito gratos pelo enorme apoio dos fãs da marca PlayStation em todo o mundo, e nós somos verdadeiramente humildes ao dizer que os jogadores continuam a escolher o PlayStation 4 por este ser o melhor lugar para se jogar.
Para efeitos de comparação, a Sony levou 18 meses para vender 13 milhões de unidades do PlayStation 3 enquanto foram “apenas” 15 meses para chegar a marca de 20,2 milhões de PS4 vendidos. Números consideráveis.
Mesmo com a redução do preço do seu principal concorrente, o PS4 continua a ser líder de vendas tanto mensalmente, quanto de forma geral.
A Sony vem concentrando todos os seus esforços na divisão PlayStation. Novos serviços, marketing agressivo e novos periféricos são parte dos negócios da companhia para se consolidar na liderança.
De acordo com as previsões da própria empresa, a expectativa é que o PS4 supere o PS3 em vendas.

10 bons motivos que nos farão comprar Mortal Kombat X


Mortal Kombat X chega com todas as forças em 14 de Abril de 2015 e com certeza se consagrará como o melhor jogo de luta do ano. Motivos para isso não são poucos, e preparamos uma lista para te convencer, caso você ainda não tenha certeza.

De volta ao trilhos

A partir do Mortal Kombat 9, a NetherRealm Studios (produtora do jogo) se convenceu que não era um bom negócio manter o jogo em versão 3D (no PlayStation 2 tivemos 3 versões nestes moldes), e voltou a trabalhar nos moldes de antigamente, o que garantiu um sucesso estrondoso e o retorno de todos os fãs da franquia. Mortal Kombat X, por motivos óbvios, continuará desta forma.

Sangue, muito sangue

O banho de sangue sempre foi o atrativo da franquia e todos os gameplays liberados até o momento mostram que teremos sangue em doses cavalares, para delírio dos fãs

Brutatilies

Teremos o retorno dos famosos brutalities, e as últimas informações divulgadas apontam que serão mais de 100 brutalities diferentes.

Gráficos fantásticos

O nível de detalhes dos lutadores e cenários está fantástico e não deve em nada às famosas super produções já lançadas até o momento.

Muitos lutadores originais

O tempo passou na história do Mortal Kombat e muitos filhos já estão seguindo o exemplo dos pais (como CassIe Cage, filha de Jonny Cage com Sonya e Jacqueline Briggs, filha de Jax). No total, já temos 7 personagens originais confirmados.

Os amados lutadores de sempre

11 lutadores do antigo cast já estão confirmados no Mortal Kombat X, como os velhos conhecidos Sub-Zero e Scorpion, além de lutadores ausentes no Mortal Kombat 9, como Quan Chi. Há fortes rumores, apesar de não terem sido confirmados, que teremos Jax, Sonya, Cyrax, entre outros.

Modo história

Seguindo também a mesma linha do Mortal Kombat 9, também teremos um modo história bacana agregado ao jogo.

Jogabilidade profunda

Mortal Kombat já vem marcando presença, nos últimos anos, nos maiores torneios de jogos de luta do mundo, o que garante suporte permanente do fabricante no sentido de correção de bugs e manutenção do equilíbrio dos lutadores. Problemas como combos infinitos são resolvidos em poucos dias após descobertos pela comunidade.

Variações do mesmo lutador

Será possível escolher entre 3 variações do estilo de luta para cada personagem, o que amplia absurdamente a combinação de lutas. Por exemplo, pode-se ter um modo com ênfase no combate à longa distância, outro à curta distância e um meio-termo entre os dois

Joystick especial

Será lançado um pad customizado especialmente para o Mortal Kombat X.

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