Prevista para chegar na órbita de Plutão em 14 de julho, a sonda espacial New Horizons, da NASA, traz em si algo que ajudou a moldar a infância de muita gente: A CPU MIPS R3000, que na década de 1990 foi a fonte de processamento do primeiro PlayStation.
Embora o chip provavelmente tenha sofrido algumas alterações, principalmente para sobreviver aos bombardeios radioativos no Espaço, o nível de tecnologia presente no processador é essencialmente o mesmo do console que rodou "Final Fantasy VII" e "Metal Gear Solid".
A política de rodar hardware ultrapassado é comum dentro da NASA, que prefere equipamentos com histórico positivo a tecnologias de ponta. Mesmo projetos mais novos e ambiciosos da instituição, como a nave Orion, utiliza uma CPU da IBM criada em 2002.
E o processador não desapontou: A New Horizons foi lançada em 2006 - antes mesmo de Plutão deixar de ser considerado um planeta - e após quase uma década, chegará a seu destino.
Após orbitar por Plutão, a sonda seguirá para explorar estruturas do Cinturão de Kuiper, o grande campo de asteroides que cerca o Sistema Solar.
0 comentários:
Postar um comentário